sábado, julho 01, 2006

As Cidades Litorâneas da Grã-Bretanha

Lembro da primeira vez em que estive na costa britânica. Foi em 1990 num passeio com duas colegas. Pegamos o trem em Londres e fomos até Rye. De lá fizemos várias caminhadas e uma delas nos levou até próximo do Porto. Esperava praia de areia, e à medida que nos aproximávamos já sonhava em tirar os sapatos e andar na areia para descansar os pés cansados. Ao me deparar com pedrinhas foi um susto. Não estava esperando por aquela surpresa. Daquele primeiro contato só o que ficou foi a impressão de desconforto das pedras, de como areia era mais agradável.

Porém nem só de praias de pedrinhas se faz a costa inglesa. Há um pouco de tudo. Aprendi com o tempo a admirar como se potencializa a costa que se tem, como a natureza é tão variada, e o ser humano muitas vezes é tão adaptável. Para começar a apreciar e a gostar desta costa bem diferente da nossa tive que tirar o chapéu de brasileiro, tive que colocar um chapéu novo, de cidadã do mundo. E passei a olhar para a paisagem e a ver a beleza do que é diferente.

Estas fotos são de Brighton, uma cidade praiana bem famosa do sul da Inglaterra, a aproximadamente 1 hora de Londres. Como você pode ver tem um ‘píer’que é tão característico desta parte do mundo. Encontram-se muitas coisas nos piers: lojinhas de doces, lugares que vendem comida, umas tendas com jogos – aquelas máquinas de pinball, máquinas de garras em que se coloca moeda e se tenta pegar bichinhos de pelúcia..

Você pode ver também as casinhas coloridas - chamadas de beach huts, que tem donos. As pessoas fazer fila para comprar estas casinhas pela costa toda – a oferta é pouquíssima e a procura imensa.Clique aqui para ver uma seleção de belezas. Caso você esteja tentando imaginar o tamanho delas logo lhe digo que é minúsculo.Geralmente abrigam cadeiras de praia, mesinhas, e objetos praianos. Elas variam no visual de acordo com a parte da costa. Algumas são bem na beira da praia, e as pessoas se sentam nas suas cadeirinhas olhando os passantes na areia.

Num dia de passeio na praia se joga, se nada um pouco no mar, se come ‘fish and chips’.. As estradas ficam lotadas num dia de sol, como em todo lugar do mundo. As pessoas ficam louquinhas por um dia de sol na costa. Este elemento nos une.

Voltarei outras vezes com pedacinhos da costa da Grã-Bretanha para lhes mostrar.

5 Comments:

Blogger Karen said...

Essas casinhas são minúsculas mesmo, bom para não ter que carregar coisas de casa para a praia. Você costuma tomar banhos de mar na Inglaterra?

1/7/06 3:52 PM  
Blogger Akemi said...

Apesar dessas casinhas serem minúsculas, são um charme! Adorei a parte de vc tirar o chapéu de brasileira e vestir o de cidadã do mundo! Adaptação é isso aí! Não é ficar jogando pedra e falando que isso ou aquilo é mais bonito no Brasil. Tudo tem sua beleza, só precisamos tirar as lentes do preconceito. Love this post!

2/7/06 3:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

Valentina, gostei de saber que essas casinhas são chamadas de beach huts. Brighton sempre vejo nas matérias de revistas, parece ser uma sensação.

2/7/06 5:29 PM  
Blogger Valentina said...

Karen, nao costumo nao pois a agua é muito frio.no maximo molho ate as coxas.rss Tem destas casinhas que sao bem lindinhas, uma utilizacao imensa dos especos minusculos.

Clarice, pois é , acho que muitas vezes as pessoas viajam mas buscam sempre o familiar. Desta forma nao se aprecia o novo.Tem conterraneos que so sabem dizer: no Brasil a praia e mais bonita, no Brasil isso, no Brasil aquilo.Fair enough. Mas se voce viaja para ver coisas que te lembram o teu pais pra que viajar? Fica no teu pais que inclusive sai mais barato.Enfim..

Renata, Brighton é famosa ai fora entao?

2/7/06 9:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Apesar de Brighton ser muito famosa nao é das mais preferidas praias na Inglaterra pois eh praia de cascalho, enquanto em Bournemouth a praia é de areia e bastante badalada, vale a pena conhecer!

28/11/07 10:21 AM  

Postar um comentário

<< Home