quinta-feira, janeiro 11, 2007

são paulo, mon amour

fiquei felicíssima com o convite da gentil karen para também participar de 'nos quatro cantos do mundo'! é uma honra, e espero contar um pouco de são paulo, minha cidade natal e do coração.

bom, antes de mais nada, preciso dizer que eu sou uma pessoa totalmente urbana para desespero do meu marido. nada de cachoeiras, trekkings, acampamentos em lugares paradisíacos... eu amo as cidades, sua agitação, a vida cultural, os bons restaurantes, as luzes à noite, e, sim, uma cama macia e um chuveiro quente. não é que eu não goste da natureza, gosto muito. mas escalar uma montanha ou andar horas numa ladeira para ver uma cachoeira - por mais linda que seja - sendo comido viva por mosquitos, num calor insuportável e você toda melecada... bem, não é a idéia mais próxima de felicidade que eu posso imaginar.

isso posto, devo dizer que eu AMO são paulo. de paixão. não trocaria são paulo por (quase) nada. nem a poluição, nem o trânsito, nem a vida estressante... nada disso faz meu amor por essa cidade diminuir. acho que só tem um ponto que realmente me deixa apreensiva: a violência. mas, enfim, nada é perfeito.

hoje, vou falar um pouquinho sobre a avenida paulista, um dos grandes ícones da cidade. desde que eu voltei para cá, em 1991, um dos meus passatempos favoritos é caminhar por essa avenida. acho que ela é muito charmosa, com seu complexo empresarial, acolhendo pessoas as mais diversas, com recantos de cultura e ícones globais como o primeiro mc donald's do brasil.

[avenida paulista]

na paulista, tem brasileiro, tem estrangeiro, tem gente colorida, tem gente de preto e branco, tem catador de lixo, tem executivo, tem turista, tem estudante, tem fashionista... na paulista, tem bancos, escritórios, faculdades, calçadas enormes, museus, hotéis de velhos tempos. andar pela paulista é uma delícia, um passeio para se fazer demoradamente, apreciando as cores e a diversidade.

[o masp, museu de arte de são paulo e seu enorme vão livre, obra de lina bo bardi]

pra finalizar meu passeio, parei no viena e pedi um expressinho puro para acompanhar meu pão de queijo predileto! e, como o pão de queijo acabou muito rápido, logo mandei vir uma empada de frango, mas cheguei à conclusão de que a de palmito é infinitamente superior!

[hummmm, o maravilhoso pão de queijo do viena acompanhado de um expresso cowboy]


[vista do balcão do viena: rua augusta com alameda santos]

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muito legal te ver por aqui Miki, seja bem vinda!
Eu eh q preciso tomar vergonha na cara e postar por aqui...
Tbem sou de SP e adoro a cidade, pena mesmo q a vioencia seja tanta.
Gostei de ver suas fotos, eu morava grudadinha na avenida Paulista, realmente um ponto forte de SP.
Vc tbem mora ai perto?? Eu estava no Paraiso, e meus pais ainda continuam morando ai. Estou indo p/ o Brazil - SP semana q vem, se vc morar perto me escreve, quem sabe a gente marca de se encontrar, ate falei com a Karen sobre isso!
Ana

11/1/07 10:28 PM  
Blogger miki w. said...

oi, ana!
fiquei muito feliz com seu comentário. moro próximo da paulista sim, podemos nos encontrar, ôba!
desculpe por não passar em sua cozinha com freqüência, mas confesso que tenho um pouco de preguiça de ler em outras línguas (rs). preciso parar com essa mania :-p!
bjs, miki

12/1/07 11:13 AM  
Blogger Akemi said...

Miki-chan,
seja bem vinda ao nosso blog! Adorei seu primeiro post! Apesar da poluição, violência e trânsito louco, São Paulo é isto tudo que vc sintetizou bem, tem de tudo um pouco e para todos os gostos! Esse pãozinho do viena eu ainda vou provar contigo!
Bjs e aguardo mais e mais posts seus! Viajei com vc agora!

12/1/07 11:32 AM  
Blogger Valentina said...

Miki, duplamente bacana.Uma, voce fazer parte dos quatro cantos. outra, este super post sobre Sao Paulo.Acredito piamente que tudo depende de como se olha. ///////////Quero um dia ainda fazer este passeio contigo -- enturmada,ne?!?rsss e ir no viena para ver se o pao de queijo de la e melhor que o meu. deste jeito vou passar a amar sao paulo.bjs

12/1/07 11:41 AM  
Blogger miki w. said...

akemi, eu é quem fiquei suuuuper feliz e honrada com o convite da queridíssima karen! ôba, estarei esperando por esse dia ansiosamente!

valentina, você que é a rainha dos pães de queijo talvez tenha uma receita melhor do que essa. mas, de todos os q eu já comi, esse é o campeão, deixando o segundo lugar láááá pra trás!
bom, eu sou suspeita, são paulo é tudo pra mim!

beijos meninas!
miki

12/1/07 12:06 PM  
Blogger Karen said...

Seja-bem vinda! (Apesar da minha maluquice inicial)

Eu gosto de SP, dos restaurantes, da vida cultural, das coisas que a gente só encontra lá, mas tenho algumas reservas... Odeio o trânsito e o monte de gente junta! Fico aflita!

12/1/07 3:21 PM  
Blogger miki w. said...

hahaha, é, às vezes, me dá paniquete tb muita gente junto. mas logo passa :-).

beijinhos e fica bem!
miki

12/1/07 3:43 PM  

Postar um comentário

<< Home