quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Monte Verde - MG

Pegamos a rodovia D. Pedro, entramos na Fernão Dias, sentido Belo Horizonte, atravessamos a divisa de estados, seguimos até Camanducaia, dirigimos mais 30 e poucos km e chegamos em Monte Verde. Ouvimos Joan Baez durante o percurso e procuramos fugir dessas nuvens escuras que víamos sobre a D. Pedro, quando achávamos que as tínhamos despistado, eis que elas retornam na estradinha de asfalto-casca-de-ovo-esburacada-com-trechos-de-terra que liga Camanducaia a Monte Verde. Chegamos à pousada com uma chuva fininha e muito frio. Tinha pedido temperaturas mais amenas, mas não TÃO frias. Levei apenas uma malha leve, não precisei pensar muito para chegar à conclusão de que ela não bastaria. Na volta de reconhecimento que fizemos pela cidade antes do anoitecer, entrei na primeira (e única) loja aberta naquele domingo e comprei uma jaqueta mais quentinha (teria morrido de frio sem ela!).


Quentinha!

Bem, Monte Verde fica em um vale da Serra da Mantiqueira, é pequena e deve ficar mais agitada nos finais de semana e nas férias. Fomos em baixa temporada e nos primeiros dias da semana e encontramos a cidade praticamente deserta. Comemos sozinhos quase todos os dias nos restaurantes. O lado bom de não ter tanta gente é a tranqüilidade e poder estacionar, o lado chato, é que as lojas fecham cedo, fecham para o almoço e algumas nem abrem. A patinação no gelo, por exemplo, só abre de quinta a domingo.

Apesar desses pequenos problemas técnicos, gostamos muito de nossa estadia na cidade. Minas, como diz a Sonia Novaes, é linda! Monte Verde tem dezenas de pousadas charmosas e um povo muito simpático, fomos muito bem atendidos em todos os lugares.
Apesar de ser a segunda visita a Minas, já sou apaixonada por suas colinas verdes e onduladas. A primeira vez foi há quase 15 anos, um passeio a São Tomé das Letras com a turma do colégio, viagem de final de semana, noite em quarto com mais 3 pessoas, pensão "ai meu Deus" com cobertor fino cheio de bolinhas, bolacha recheada no almoço... Mas foi inesquecível. Enfim, a impressão que ficou é a de que sempre volto mais leve de Minas.

Acabei não fazendo os passeios até as pedras, de onde dá para ter uma vista panorâmica da região, limitei-me a percorrer as lojinhas e a dar voltas pelas ruas. Caiu uma tempestade na primeira noite, mas os dias seguintes foram muito bonitos, pena que fui convocada para uma entrevista para uma bolsa de estudos em SP, que não vai dar em nada, três dias antes de viajar e tive que encurtar minha estadia.

Essa é a rua principal da cidade, boa parte das lojas e restaurantes está aqui. Há inúmeras lojas de chocolate quase uma ao lado da outra. Provei trufas em três lugares diferentes, mas achei o chocolate bem fraquinho. Acho que o frio é o fator que ajuda as vendas.

Há várias pequenas alamedas como esta com lojinhas vendendo souvenirs (louças, velas, sabonetes, objetos de cerâmica, etc). Dica: No Celeiro Mall (na foto), há uma casinha da Caixa Econômica Federal que está interligada à rede 24H, essa dica é boa se você não é cliente do Bradesco ou Banco do Brasil.

Uma das inúmeras lojas de chocolates

Os cavalos e os cães caminham livremente pelas ruas

Uma rua típica da cidade. A maioria das pousadas fica afastada do centro, você vai precisar do carro para ir de um lado para o outro. (É possível alugar bicicletas, quadriciclos, jipes ou mesmo cavalos). Como choveu muito, as ruas estavam bem esburacadas.

Aguardem novos posts sobre Monte Verde aqui e no Kafka na praia!


17 Comments:

Blogger miki w. said...

karen, como escreves gostoso! espero q tenha descansado bastante. mas, me conte, porque vais a uma entrevista 'que não vai dar em nada'? :-( fiquei triste com essa parte do post!

beijinhos, miki

15/2/07 11:53 PM  
Blogger Karen said...

Miki, era para fazer parte de um grupo de pesquisas, mas acho que a área de interesse do lugar é diferente da área que pesquiso. Enviei o projeto e nem esperava que eles me chamassem. Além disso, sou péssima em entrevistas, especialmente aquelas cujas perguntas são do tipo "divague sobre um assunto".

16/2/07 8:31 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Karen tudo bem?
Como foi a viagem? Pelo visto foi muito boa...
Adorei o post e as fotos ficaram lindas , bjos!

Cris e Jun

16/2/07 8:39 AM  
Blogger Cris said...

Oi karen, quando bati o olho pensei mesmo em Minas, sempre passamos pela Fernão Dias para visitar meus sogros no sul de Minas... Como é lindo não? Bjs

16/2/07 9:03 AM  
Blogger miki w. said...

ahhh, entendi... mas quem sabe? como diz o tung 'a esperança é a última que morre, geralmente com o manjericão' (nossos pés de manjericão nunca vingam rs).

ah! esqueci de dizer no comment anterior que eu a-do-rei a sua nova jaqueta! além de quentinha, ela deve ter te deixado ainda mais linda!

beijinhos e ótimo finde, miki

16/2/07 10:02 AM  
Blogger Karen said...

Cris e Jun, a viagem foi muito boa, pena que foi pouco tempo... Vocês iriam gostar de Monte Verde, deve ser mais tranquila do que Campos do Jordão!

Cris, eu adoro o sul de Minas, passa uma energia muito boa!

Miki, gostei da frase, se quiser muda de manjericão, aqui tem um monte, mas os pés estão do lado de fora, ganhei um vasinho da minha cunhada e deixei na janela, faz um mês, vamos ver se ela aguenta!

A blusa ficou meio grande, era a única de que gostei, mas não tinha a minha numeração.rs

16/2/07 10:57 AM  
Blogger . said...

Karen

Minas é tudo de bom mesmo...eu que o diga,pois não saio de lá.
Se eu soubesse que vc iria para lá,daria para vc o endereço de Córrego do Bom Jesus que ficava perto...lá tb é um lugar lindo para visitar e se hospedar na Pousada da Cleide Redfern e há um caminho que sai em Gonçalves que também é um lugar maravilhoso.
Estou com saudades...venha me visitar...
Beijos no coração...
Sonia Novaes

16/2/07 5:53 PM  
Blogger Akemi said...

Que delícia de viagem! Adoro Minas também! Fui uma vez numa excursão da escola nas cidades históricas. Ouro Preto é um passeio imperdível! Costumávamos também ir todos os anos para Poços de Caldas. Era o destino preferido de 10 entre 10 casais dos anos 60 para ir em lua-de-mel! rsss
Também adorei a blusa, linda cor! Sua estória me fez lembrar da última vez que fomos ao Brasil. Fomos para passar o verão e levamos apenas roupa de calor na mala. De frio, só o casaco do corpo pois estava frio quando saímos daqui. Menina, que frio em São Paulo!!!! E quem disse que a gente encontrava roupa de frio nas lojas??? Passamos o maior apuro! rsss
Estou adorando suas "anotações de viagem"!

16/2/07 11:45 PM  
Blogger Karen said...

Sonia, acho que nossa próxima aventura mineira será em Gonçalves. A estrada é melhor que a de Monte Verde?

Akemi, eu morro de vontade de conhecer as cidades históricas, mas o Osmyr não se anima muito não... rs

Sabe que eu fui a Poços? Esqueci de contabilizar essa visita! Deve ser porque não gostei muito do lugar. Não é um lugar tranquilo.

Ainda bem que não há problema em encontrar roupas mais quentes em Monte Verde, senão estaria perdida!

17/2/07 10:31 AM  
Blogger Akemi said...

Costumávamos ir quando éramos crianças ainda para Poços, creio que deve estar bem mudada agora.

17/2/07 10:12 PM  
Blogger Karen said...

Akemi, Poços é uma cidade bem movimentada hoje.

18/2/07 8:44 AM  
Blogger Valentina said...

Que escolha nota dez KAren. Amo Minas. E Monte VErde é tao linda!

18/2/07 10:38 AM  
Blogger Iaiá said...

Entrei no site à procura de fotos de bala de cocô e sei lá porque acabei caindo aqui.Mas foi bom...muito bom!Que delícia passear pelo mundo, não? Você me permite enviar para uma amiga algumas fotos de suas flores?Eu não ligava pra flores, mas ela me ensinou a gostar delas e ela adoraria suas fotos de campos e flores. Posso? Ela é uma pessoa especial, se quiser conhecê-la:http://www.leticiathompson.net e http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=17682721490571872219
Paz para você!
Abraços
Iaiá(jandira.cruz@terra.com.br)

10/3/07 4:47 PM  
Blogger Karen said...

Iaiá, obrigada pela visita e fique à vontade para mandar as fotos para sua amiga!

10/3/07 8:00 PM  
Blogger ☆ Lu ☆ said...

Ola, desculpe invadir seu blogg...
Eu estava procurando algumas fotos de Monte Verde e achei as suas, que são Lindas!!!
Meu nome é Luciana, e eu vou sempre pra Monte Verde, e percebi que vc realmente aproveitou essa cidadezinha encantadora, eu sou muito suspeita para falar.
olha valçe a pena voltar muitas e muitas vezes!!!!
Beijos Luciana

13/2/08 6:11 PM  
Blogger Karen said...

Luciana, obrigada pelo comentário!
Foi uma viagem gostosa, a cidade é bem simpática! Beijos!

16/2/08 4:28 PM  
Blogger Sara said...

A verdade é que eu gosto de fazer passeios como este, porque sempre que você tiver tempo, é bom ser capaz concoer novos lugares, espero tê-lo no final deste ano, quando você terminar de trabalhar em restaurantes em sp

14/5/13 6:19 PM  

Postar um comentário

<< Home